Os vinhos portugueses possuem uma qualidade ímpar, derivada sobretudo do clima favorável à sua produção, com o sol quente, as chuvas fortes e os ventos frescos vindos do Atlântico. Também as nossas castas autóctones, aproximadamente 350 lhes imprimem cunhos invulgares.
Único na sua essência, o vinho nacional desdobra-se em estilos diversificados, como tintos, brancos, rosés e moscatéis. O Vinho do Porto, da região do Douro, é um dos mais célebres vinhos portugueses, registando um nível de exportação elevado. Também específica do nosso país é o vinho verde, do Minho. Tinto ou branco, este vinho caracteriza-se por ter uma acidez acentuada. Além das do Douro e do Minho, existem ainda as regiões vitivinícolas de Trás-os-Montes, das Beiras, de Lisboa, do Tejo, do Sado, do Alentejo, do Algarve, da Madeira e dos Açores. Conheça com maior profundidade todas estas regiões (e respectivos DOCs) e as castas autóctones do país no website da ViniPortugal
É constante a presença de vinhos portugueses nos principais concursos internacionais. Em 2010, foram muitos aqueles que ganharam medalhas de ouro, nomeadamente no International Wine Challenge, nos Decanter World Wine Awards e na IWSC – International Wine & Spirit Competition (Reino Unido), no Concours Mondial de Bruxelles (Bélgica), no Vinalies Internationales (França) e no Berliner Wein Trophy (Alemanha).
A sala oglival de Lisboa e a sala oglival di Porto da ViniPortugal são espaços onde pode degustar gratuitamente vinhos portugueses, dos melhores produtores e de regiões diversificadas. No que diz respeito aos Vinhos do Porto, tenha a certeza de estar no local certo para os saborear. Prove-os, por exemplo, no Solar de Lisboa e no Solar do Porto do IVDP (Instituto dos vinhos do Douro e Porto).
Os estilos de vinhos portugueses são tão variados que é impossível não encontrar uma garrafa que combine na perfeição com determinada iguaria. Kathryn Metcalfe dá-nos indicações valiosas sobre harmonização entre vinhos e comida.
Sem comentários:
Enviar um comentário